Suicídio, um crime da solidão!

Esta frase escrita por Andrew Salomon, escritor e doutor em psicologia me fez refletir sobre: O que é a solidão? Por que, mesmo com tantos amigos virtuais e tantas conexões muita gente se sente só? Por que o número de suicídio aumenta assustadoramente à cada dia?

A solidão é o vazio e o vazio é a ausência de sentido na vida. Percebo a robotização das pessoas fazendo tudo no “piloto automático” para cumprir roteiros pré-estabelecidos por padrões arraigados ao longo da vida.

Jovens que se suicidam por sentir um vazio enorme diante da incapacidade de superar os desafios estabelecidos, adultos que se matam por olhar para trás e não encontrar sentido para tudo que fizeram ou por achar não mais ter tempo para alcançar ou manter o chamado “sucesso na vida”.

Pessoas que se matam por não se sentirem aceitas pela sociedade e, com isto se sentirem só, excluídas, eliminadas e abandonadas.

Eliminar o vazio é possível, mas não é fácil. É preciso buscar forças para compartilhar mesmo o que se acha não ter. É buscar incansavelmente dar sentido à sua vida. É ser criador da sua história.
Não falar sobre este assunto é se tornar prisioneiro do vazio do silêncio.

Compartilhar a sua dor, os sentimentos de vazio e solidão pode ajudar você a encontrar outras formas de preencher o vazio da sua alma. Não se isole no mundo virtual, faça conexões reais.

Tenha amigos, mesmo que poucos, que te abrace, te escute, te estenda a mão. Um amigo real vale mais que mil amigos virtuais.

Mariza Hawa é mestre em gestão, cabalista, professora e curiosa da alma humana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.