Quem pode ser vítima de discriminação nas relações de trabalho?

Continuando nossa série sobre discriminação no mundo do trabalho. Tenho algumas questões para reflexão:

Quem são as vítimas mais frequentes da discriminação nas relações de trabalho? Será que qualquer pessoa pode sofrer discriminação?

Segundo a Cartilha do Ministério do Trabalho:

A vítima da discriminação pode ser qualquer pessoa ou grupo de pessoas que sofreu tratamento desfavorável e de natureza injusta ou que foi privada de um direito, em razão, por exemplo, de sua origem, cor de pele, idade, religião, gênero, orientação sexual, nacionalidade, deficiência. A vítima pode ainda ser discriminada por mais de um critério. Tal fenômeno é conhecido por interseccionalidade. Exemplo são as mulheres negras e pobres, que são potenciais vítimas de discriminação em razão de seu gênero, de sua raça e de sua classe social.

Na dinâmica das relações de trabalho, a discriminação, em regra, ocorre pelo exercício de poder hierárquico, numa relação vertical, como, por exemplo, a relação entre chefe e subordinado. Porém, no curso do contrato de trabalho, é possível que a discriminação se dê em nível horizontal, ou seja, entre os pares (entre os empregados de uma mesma área/setor, por exemplo), ou ainda em nível ascendente, situação em que os subordinados discriminam superiores hierárquicos, a exemplo da discriminação de mulheres em cargos de chefia.

Por fim, é importante ressaltar que não somente empregados podem sofrer discriminação no trabalho. Também podem ser vítimas de práticas discriminatórias trabalhadores sem vínculo empregatício, prestadores de serviço, candidatos a vagas de trabalho, dentre outros.

Então, depois de ler este texto, fica claro que qualquer pessoa pode se sentir discriminada em qualquer tipo relação trabalhista.

Como podemos reduzir a discriminação no mundo do trabalho?

Você teria alguma sugestão?

Será que nós mesmos somos os propagadores dessa discriminação?

Você acredita que podemos ser a diferença que desejamos ver no mundo, não discriminando?

Deixe suas considerações, compartilhe suas opiniões!

Até a próxima.

2 comentários em “Quem pode ser vítima de discriminação nas relações de trabalho?”

  1. Olá, eu acho que em cada ambiente de trabalho deveria ter uma castilha para que não só s empregados lêsem, mais que os chefes e os outros colegas de trabalho também tivessem acesso a essa informação, assim antes de cometer tal ato de discriminação ele ira está ciente que os empregados já estariam ciente de quais medidas tomar caso aconteça a discriminação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.