As restrições da vida humana

Se você fizer uma reflexão, se dará conta de que todas as pessoas passam ou passarão em algum momento da vida por 3 grandes restrições:

  1. Dor
  2. Solidão
  3. Morte

Em algum momento da vida todos nós sentiremos dor, por alguma razão. Seja porque nos machucamos fisicamente, seja porque perdemos algo ou alguém importante.

Em algum momento da vida, nos sentiremos sozinhos, mesmo que tenhamos pessoas ao nosso redor. Sempre haverá aquele momento em que é preciso tomar uma decisão e nos sentiremos sozinhos diante das escolhas que temos que fazer para seguir em frente.

Em algum momento da vida, todos nós lidaremos com a morte, seja sua própria morte ou com a morte de algo ou alguém.

Então o que fazer para ter uma vida plena mesmo diante dessas 3 restrições inevitáveis?

Diante da dor é preciso se colocar na condição de aprendiz para aprender com o que está acontecendo em sua vida e com os sentimentos que isto gera. Ao aprender, podemos transformar a maneira de lidar com a dor, pois nossa percepção será diferente.

Diante da solidão é preciso despertar o estado de contemplação, uma ferramenta boa para isto é a meditação, porque ao entrar em um estado de contemplação podemos nos aprofundar em nossas forças internas e identificá-las de maneira a superar o vazio, despertando a potência que existe em nós.

Para superar o estado de mortificação precisamos encontrar motivos para celebrar e gerar contentamento, neste caso, lembrar e contar os momentos memoráveis de nossas vidas e bridar a eles, pode trazer esta força interna e esta lucidez para serem utilizadas nos momentos difíceis diante da restrição da morte.

Basicamente, tudo que precisamos está em nós. Temos todos os elementos disponíveis para superar todas as restrições que a vida nos impõe. Cabe a nós buscar as formas que utilizaremos para desenvolver nossas potências.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.