O Programa

Sabemos que todo professor, em alguma medida, precisa lidar com a educação socioemocional no cotidiano da escola, mesmo que de forma intuitiva. Seja estimulando a colaboração em trabalhos coletivos, refletindo sobre empatia ao mediar conflitos entre os estudantes ou apoiando crianças e adolescentes a gerirem suas emoções em momentos de ansiedade ou tristeza.

Mas muitas vezes é difícil ter clareza sobre qual é a melhor forma de conduzir determinadas situações e apoiar os estudantes, porque nós mesmos não tivemos acesso à uma educação socioemocional em nossa formação. Além disso, com a nova BNCC, um dos grandes desafios que professores encontram é como implementar em sala de aula uma educação socioemocional, de forma intencional e continuada, com ferramentas e atividades que possibilitem que os resultados sejam reconhecidos e avaliados de forma eficaz.

O Programa Trilhas do Ser surge para ser um parceiro das escolas e professores, oferecendo soluções práticas e acessíveis para a incorporação da educação socioemocional à rotina da sala de aula, na forma de materiais pedagógicos baseados em histórias cativantes conectadas à realidade de crianças e adolescentes.

Para quem é?

- Gestores, diretores e coordenadores pedagógicos de escolas públicas e particulares que queiram implementar um programa socioemocional estruturado, no Ensino Fundamental I e II;

- Professores do Ensino Fundamental I e II, de quaisquer disciplinas, que desejam iniciar um trabalho socioemocional em sala de aula, mas não sabem por onde começar, como implementar de forma contínua ou como avaliar resultados socioemocionais.

img-pessoas
imgs-smile

Por que escolher o Trilhas do Ser?

Conheça os diferenciais do nosso programa:
- Educação socioemocional integrada à grade curricular de forma orgânica, prática e realista.

- Atividades pedagógicas transversais com orientações de aplicação claras e simples, especificando competências e componentes específicos da BNCC trabalhados.

- Materiais transdisciplinares que estimulam a criatividade, o compartilhamento de saberes e a integração entre professores de diferentes disciplinas e estudantes.

- Histórias baseadas nas experiências reais e na linguagem dos estudantes, gerando conexão e identificação.

- Toda a coleção de livros (que abrange todo o Ensino Fundamental) é constituída pelos mesmos personagens que crescem junto com as crianças e adolescentes, acompanhando os conflitos e dilemas de cada momento de seu desenvolvimento.

- Atividades com reflexões profundas que promovem a transformação de atitudes e a difusão de estratégias pessoais e coletivas de acolhimento e autoconhecimento.

- Materiais simples na leitura e poderosos como marcos de memória.

Como funciona?

A implementação do Programa Trilhas do Ser se dá através dos materiais didáticos impressos. Os materiais são divididos em dois conjuntos: um para Ensino Fundamental I e outro para Ensino Fundamental II.
Cada conjunto é constituído por cartilhas de histórias, cada um referente a um ano, além do Guia do Professor, que apresenta um total de 20 sugestões de atividades baseadas nas cartilhas, que trabalham as competências socioemocionais com base no Modelo de Cinco Fatores (o Big 5) integradas aos componentes da BNCC.

img-livro

Nossas histórias

Nossas histórias são protagonizadas por personagens cativantes, cada um deles com características de personalidade predominantes inspiradas pelo Modelo de 5 Fatores. As narrativas são baseadas no cotidiano das crianças e adolescentes em cada momento específico de vida.

Os livretos são sequenciais, com os mesmos personagens que acompanham o crescimento dos estudantes do 1o ao 9o ano, compartilhando os mesmos dilemas e desafios das diferentes fases de vida, o que gera profunda conexão e identificação.

icones-site-10

Fundamental I

As histórias do Fundamental 1 acompanham as crianças da Escola Ensinart em seus conflitos que revelam as emoções a serem trabalhadas.

icones-site-11

1º ano

Em Conhecendo as Emoções, as crianças estabelecerão um primeiro contato com as emoções primárias: raiva, medo, alegria, tristeza, surpresa e nojo, por meio de atividades interativas feitas no próprio livro.

2º ano

Em “Domadores da Raiva”, Laly deve aprender como gerenciar sua raiva e controlar seus impulsos para não machucar os amigos.

3º ano

Em “Veneno do Orgulho”, Samuca atravessa uma jornada solitária ao não aceitar ajuda e encontra orientação nas palavras do sábio Morrandas.

4º ano

Em “À Procura da Amizade”, Duda e Laly investigam o motivo de seus amigos estarem se comportando de maneira estranha e descobrem novos sentidos para a amizade.

5º ano

Em “O Poder da União”, nossos heróis tentam administrar suas diferenças para se unirem por um bem comum.

Fundamental II

Eles cresceram, a turma da Ensinart está em plena puberdade e as mudanças acontecem de maneira veloz. Como lidar com esses novos desafios? As histórias do Fundamental 2 ajudam os educandos a se relacionar de forma lúdica com os conflitos do amadurecimento.

icones-site-12

6º ano

Em “Desconectado me sinto só”, Samuca sofre pela ausência de contato físico com os amigos e deve lidar com os desafios do isolamento.

7º ano

Em “O amor é patético?”, Marina se questiona a razão de o amor mudar tanto as pessoas e toda a turma reflete sobre os mistérios desse sentimento.

8º ano

Em “Fugir não resolve”, Binho sofre com a ansiedade e percorre um caminho de autoconhecimento, com a ajuda da professora Atena e seus colegas.

9º ano

Em “Você vive em mim”, Marina deve aprender a lidar com uma grande perda e exercita seu entendimento sobre a vida e morte.

Skip to content