Guias do professor

Cada coleção é composta de um GUIA DO PROFESSOR, além das 4 cartilhas de histórias, as atividades do guia são detalhadas com um passo a passo que inclui todas as informações necessárias

icones-site-13

Metodologia em tópicos

icones-site-01

Emoções trabalhadas

Indicação de quais características de comportamento serão focalizadas.

icones-site-02

Atividade proposta

O que será realizado de forma objetiva pelas crianças e adolescentes.

icones-site-03

Recursos

O que é necessário para realizar a atividade

icones-site-04

Referência na cartilha

Indicação de quais características de comportamento serão focalizadas.

icones-site-05

Implementação

Passo a passo de como implementar a atividade sugerida.

icones-site-06

Avaliação

Perguntas provocadoras para avaliar coletiva e individualmente como os educandos se sentem e se percebem em relação aos aspectos trabalhados durante a atividade.

icones-site-07

Pensando juntos

Indicação de quais características de comportamento serão focalizadas.

icones-site-08

Componentes da BNCC

As competências socioemocionais estão dissolvidas nas competências esperadas do currículo, por isso optamos por trabalhá-las juntas, considerando a multiplicidade de formatos do saber.

icones-site-09

Avaliação

Referências para inspirar quem quer se aprofundar, além de relatos reais, emocionais e autorais.

Saiba mais sobre o programa

O Trilhas do Ser é um programa alinhado aos princípios da nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que é produto dos esforços e consensos de várias organizações civis e movimentos políticos que lutaram e lutam pelo acesso e qualidade da Educação Básica. Para garantir premissas para os currículos escolares, onde estiverem as escolas no Brasil, a BNCC foi criada e tem força normativa. E acompanhando sua dinâmica, permanente reconstrução e compromisso com a Educação Integral, incorpora princípios da educação socioemocional, pela aplicação das 10 competências gerais:

1.Conhecimento

2.Pensamento Científico, Crítico e Criativo

3.Repertório Cultural

4.Comunicação

5.Cultura Digital

6.Trabalho e Projeto de Vida

7.Argumentação

8.Autoconhecimento e Autocuidado

9.Empatia e Cooperação

10.Responsabilidade e Cidadania

Cada trecho das histórias, presentes no material, foi construído a partir de atividades inspiradas nos componentes curriculares da BNCC, e considerando, nas competências socioemocionais, cinco grandes estados psicológicos que desabrocham em atributos específicos de cada temperamento. Também conhecidos como “Fatores Globais da Personalidade”, “Modelo dos 5 fatores” ou simplesmente “Big Five”, foi inicialmente modelado por Ernest Tupes e Raymond Christal, em 1961. Os estadunidenses propuseram um design genérico, que inspirou vários cientistas, por cinco décadas, a aprimorar o modelo. Em inglês, o acróstico OCEAN (Openness, Conscientiousness, Extraversion, Agreeableness and Neuroticism) colabora bastante em sua difusão, na Academia e fora dela. Em português traduz-se para ACENA (Abertura para o novo, Conscienciosidade, Extroversão, Neuroticismo e Amabilidade).

No ACENA, as avaliações funcionam como uma fotografia da personalidade. Indicam o que pode ser identificado num determinado momento e, acreditamos, de verdade, que as pessoas podem mudar sua relação com o mundo e consigo própria. Ninguém é somente uma coisa para sempre, especialmente os pequenos. É muito importante aprender a conviver de forma não definitiva, reconhecendo partes de sua própria personalidade, mas compreendendo que existem várias situações que nos aproximam.

Skip to content